Responsabilidade Social

Exercendo seu papel social, a Esteves apóia as atividades da Fundação Abrinq, entidade não governamental que promove a defesa dos direitos da criança e adolescente e a plena execução da cidadania.

A companhia realiza também constantes contribuições financeiras e materiais a entidades assistenciais.

A preservação do meio ambiente também é fator merecedor de toda a atenção dento da companhia. Suas instalações contam com sistemas de tratamento de água para a reciclagem de metais pesados. A água reciclada é reaproveitada na própria empresa em usos não potáveis. No biênio 2006/07, a empresa atingiu a redução per capta de 20% de MP (metais pesados) e a utilização de 50% desses materiais de reúso e reciclagem. Destaca-se que todo resíduo metálico é reaproveitado, o que impede perdas de matéria-prima durante o processo.

No início da década de 90, a participação da Esteves no programa governamental de despoluição do Rio Tietê foi um incentivo para a realização de investimentos na área ambiental, em particular, na área de tratamento de efluentes. Hoje, a companhia é considerada empresa modelo pela Cetesb (Centro Tecnológico de Saneamento Básico).

A empresa também participa do Programa de Uso Racional da Água (PURA), mantido pela Sabesp, com o desenvolvimento de itens economizadores de água, como as torneiras automáticas da Linha Estevesmatic e as torneiras eletrônicas, da Linha Profissional, que possuem um pré-ajuste de fábrica com o tempo de corte do jato de água de 2 a 6 segundos, permitindo uma redução de até 70% do consumo de água.