Pesquisa e Desenvolvimento

O contato com o cliente é uma importante fonte de informações para o desenvolvimento de produtos na Esteves. A política de atender a todas as necessidades dos consumidores levou a empresa a ampliar o número de itens oferecidos ao mercado. Um exemplo foi o sifão duplo, criado para ser instalado nas pias com cuba dupla.

A criação de um novo item começa com informações de mercado, pesquisas de necessidades de consumo, concorrência, custos e preços, matéria-prima e aceitação.

O diferencial do produto deve se unir à possibilidade de sua utilização e custos baixos. Há casos na produção de itens exclusivos – chamados especiais – para determinado cliente, sempre procurando adequar o desejo do consumidor ao que a fábrica pode produzir. Incluem-se, nestes casos, acabamentos diferenciados, como ouro velho ou fumê. A constante busca por melhorias já proporcionou ganhos significativos para a Esteves. Readequações de processos fizeram com que a empresa reduzisse os custos com matéria-prima em R$ 2 milhões ao ano.