Qualidade

Desde sua fundação, a Esteves nunca abriu mão da qualidade de seus produtos e, sua política, nesta questão, visa melhorar continuamente as características técnicas do que produz e dos serviços que oferece, a partir de um conjunto de ações nas áreas de gestão, processos e pessoas.

A companhia desenvolve todos os produtos com base nas normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Isto porque norma gera qualidade.

Atualmente, a Esteves é qualificada pelo Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), que visa criar um ambiente de isonomia competitiva que leve a soluções para a redução do déficit habitacional nacional. A qualidade dos produtos Esteves pode ser comprovada nos diversos ensaios pelos quais passam os itens. Os testes variam conforme a norma a que cada item é submetido. As torneiras, por exemplo, passam pelo ensaio de resistência, cuja norma determina durabilidade de 30 mil ciclos (movimentos de abertura e fechamento). As torneiras da empresa podem durar até 50 mil ciclos.

Os produtos ainda passam por testes de torque, estanqueidade (vazamentos), pelo ensaio de salt-spray (resistência à corrosão), entre outros. Os sifões passam, por exemplo, pelo ensaio de autolimpeza e chegam a uma taxa de eficiência entre 99% a 100%, característica garantida pelo próprio projeto do produto. Esses itens passam ainda pelo teste de choque térmico e as peças plásticas são submetidas também ao ensaio de fissuramento, entre outros. Muitos ensaios são realizados no laboratório da própria Esteves. As peças auditadas são testadas pelas empresas que acompanham o PBQP-H. Além disso, diversos sistemas internos auxiliam o controle da produção, estoque, processos e matérias-primas.